domingo, 26 de abril de 2009

A VITIMOLOGIA

A Vitimologia é mais abrangente do que o simples estudo da vítima na ocorrência do delito, pois esta moderna ciência , originada da Criminologia, tem como intuito resgatar o papel da vítima na relação criminal incluindo vários momentos do crime,desde as suas ocorrências até as suas conseqüências.

Por muito tempo, o estudo da vitima foi esquecido nos estudos da criminologia onde só era discutido sobre o crime, o criminoso e a técnicas repressivas, depois da segunda guerra mundial a vitimologia obteve destaque, ou seja, teve a sua importância resgatada nos estudos da criminalidade, e passou a ser amparada com efetiva atuação na sua reparação do dano, assistência social, médica, psicológica e jurídica.

No Brasil as leis e ações buscam diminuir traumas adquiridos no delito, porém a sua pratica não tem tanto efeito quanto a sua teoria, em razão da ineficiência e apatia dos agentes estatais, responsáveis pela distribuição da justiça, de acordo com os preceitos constitucionais da vítima.

A grande contribuição vitimológica foi a criação da "Delegacia da Mulher", que foi uma criação brasileira.E também, algo quem vem sendo estudado nas grandes cidades - metrópoles - as criações de CIC("Centro Integração de Cidadania"), diante das grandes distâncias entre bairros pobres e periféricos dos fóruns.São exemplos que buscam a diminuição das aflições das vitimas decorrentes dos delitos.

Texto enviado pelos alunos BRUNO LOBÃO, CRISTIANE CARVALHO, MARCELL MOADE, MAYARA RIBEIRO, PEDRO HENRIQUE, RICARDO TORRES, ANA CECÍLIA, ANA LÚCIA, ANA VALÉRIA, FELIPE SILVA., integrantes do Grupo Fogo(Vítima).

0 comentários: